quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Primeira Turma decide julgar agravos em sistema de listas

Notícia do STF
10 de agosto de 2010
No início da sessão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) desta terça-feira (10), por maioria de votos e seguindo proposta do ministro Ricardo Lewandowski – presidente da Turma, os ministros decidiram adotar o sistema de votação em lista para julgamento dos agravos regimentais. De acordo com Lewandowski, a medida é para tentar vencer o "acervo fenomenal" deste tipo de recurso nos gabinetes dos cinco ministros da Turma – que segundo ele estaria estimado em cerca de cinco mil agravos. Só em seu gabinete, o ministro disse ter em torno de 1,5 mil agravos aguardando julgamento.
O ministro explicou que esse sistema já é adotado com êxito pela Segunda Turma e, também, pelo Tribunal Superior Eleitoral, sendo aprovado inclusive pelos próprios advogados.
Nesse sistema, o ministro explicou que o gabinete do relator elabora sua lista detalhada de agravos com matérias idênticas. Essa lista é encaminhada para os gabinetes dos demais ministros da Turma e para a secretária da Primeira Turma. Com antecedência, as listas a serem julgadas em determinada sessão serão divulgadas no quadro de avisos na entrada da sala das sessões.
Ao aderir à proposta do presidente da Turma, a ministra Cármen Lúcia frisou que o sistema de listas atende o princípio da publicidade e da celeridade dos processos. E ainda dá tranquilidade aos advogados por saberem o que vai ser julgado, sendo que eles têm, ainda, a possibilidade de eventualmente pedir destaque na votação. A medida, segundo a ministra, é importante para dar vazão ao julgamento desses processos.
Também aderiram à proposta os ministros Dias Toffoli e Carlos Ayres Britto. Apenas o ministro Marco Aurélio divergiu, fundamentando seu entendimento no princípio da publicidade.

0 comentários:

Postar um comentário