terça-feira, 17 de agosto de 2010

Primeiros processos digitais do TJSP chegam ao STJ

Notícia do STJ
13 de agosto de 2010
Os presidentes do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Cesar Asfor Rocha, e do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), desembargador Antonio Carlos Viana Santos, participaram, nesta sexta-feira (13), da cerimônia de transmissão eletrônica do primeiro lote de processos digitalizados pelo TJSP. Agora, falta apenas a adesão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais para que todas as 32 cortes de segunda instância do país estejam integradas à rede Justiça na Era Virtual, coordenada pelo STJ.
A três semanas de transferir o cargo para seu sucessor, o ministro Ari Pargendler, Cesar Rocha afirmou que seu maior mérito foi “ter mobilizado muitos corações e muitas mentes para o trabalho de repensar o Judiciário do Brasil a partir de novas premissas operacionais e de novos paradigmas de atuação”. A declaração foi feita pelo presidente do STJ ao receber a Medalha do Mérito Acadêmico da Escola Paulista da Magistratura, na mesma visita ao TJSP.
A virtualização dos processos judiciais é um projeto que começou durante a gestão de Cesar Rocha e, com a adesão do tribunal paulista, já engloba mais de 90% de todos os recursos que chegam ao STJ. O TJSP – maior tribunal do mundo – é responsável por 27% do volume de recursos remetidos à corte superior.
Cesar Rocha disse que a Justiça está vivendo “um tempo de mudanças”, marcado por “avanços constantes nos esforços para encurtar ao máximo, até fazer desaparecer, as distâncias entre as estruturas do poder e os destinatários da sua atividade; aterrar, até ao completo nivelamento, o fosso que isola grandes parcelas do povo brasileiro dos benefícios da cidadania”.
Durante a homenagem da Escola Paulista da Magistratura, o ministro comentou sua recente escolha para dirigir a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), que funciona junto ao STJ. “Dessa privilegiada posição, pretendo promover a mais estreita colaboração entre as escolas de magistratura do Brasil, de sorte que, juntos, possamos incentivar o espírito de renovação dos magistrados e desenvolver a inclusão de todos na cidadania”, declarou.
Dirigindo-se aos juízes em início de carreira, Cesar Rocha incitou-os a compreender que “cada processo hospeda uma vida humana, com todas as suas contradições e esperanças”. E lembrou um trecho de carta que escreveu certa vez a um jovem juiz: “A perfeita compreensão da função de julgar deve passar, incontornavelmente, pela compreensão da complexidade da vida humana e social e das relações vitais que se armam e se expandem nesse ambiente, as quais não se esgotam nos silogismos legais, por mais completos que pretendam ser.”
No evento que marcou a primeira remessa de processos eletrônicos para o STJ, o ministro Cesar Rocha foi saudado pelo desembargador Pedro Luiz Ricardo Gagliardi. Compareceram ao TJSP, para prestigiar o envio de processos por meio eletrônico, os ministros do STJ Sidnei Beneti, Luis Felipe Salomão e Benedito Gonçalves.

Foto -Presidente do STJ, ministro Cesar Asfor Rocha. 

Foto - Presidente do STJ, ministro Cesar Asfor Rocha e o presidente do TJSP, desembargador Antonio Carlos Viana Santos, realizando a primeira remessa de processo eletrônico.
Coordenadoria de Editoria e Imprensa 

0 comentários:

Postar um comentário